Acesse o Portal do Governo Brasileiro
Logo EPE
Ir para Pesquisa
Logon
| EPE
| Imprensa
| Licitações
| Prestação de Contas
| Quem Somos
| Fale Conosco
| Up / Downloads |
  

Áreas de atuação


Acesso à Informação

Acompanhe a EPE no Twitter.

 Publicações

 Plano Nacional de Energia – PNE 2030 

 
 

O Plano Nacional de Energia – PNE 2030 é o primeiro estudo de planejamento integrado dos recursos energéticos realizado no âmbito do Governo brasileiro. Conduzidos pela Empresa de Pesquisa Energética – EPE em estreita vinculação com o Ministério de Minas e Energia – MME, os estudos do PNE 2030 originaram a elaboração de quase uma centena de notas técnicas. O trabalho fornece os subsídios para a formulação de uma estratégia de expansão da oferta de energia econômica e sustentável com vistas ao atendimento da evolução da demanda, segundo uma perspectiva de longo prazo.

O desenvolvimento dos trabalhos foi conduzido incorporando-se a necessária participação de importantes elementos da sociedade, com divulgação pública para esse tipo de estudo e ampla cobertura dos principais meios de comunicação. Além do ineditismo dos trabalhos realizados a cerca do PNE 2030, cabe registrar ainda que os estudos foram realizados em menos de um ano.

O PNE 2030 se constitui em estudo pioneiro no Brasil realizado por um ente governamental. É a primeira vez no país, no âmbito do Governo, que se desenvolve um estudo de planejamento de longo prazo de caráter energético – vale dizer, cobrindo não somente a questão da energia elétrica, como também dos demais energéticos, notadamente petróleo, gás natural e biomassa. As referências anteriores disponíveis no âmbito de entidades de Governo são os estudos da Petrobras, na área de petróleo e gás, e da Eletrobrás, como coordenadora do extinto Grupo Coordenador do Planejamento dos Sistemas Elétricos – GCPS, na área de eletricidade.

O PNE 2030 surge como uma referência nova e esperada, cumprindo um papel há muito reclamado por toda a sociedade. A EPE, como condutora dos estudos do PNE 2030, contribui de forma decisiva para a recuperação do processo de planejamento energético nacional, recuperação esta colocada, desde sempre, como objetivo inafastável pelo Ministro de Estado de Minas e Energia. Além disso, a conclusão dos estudos na forma e no prazo propostos reafirma o acerto na criação da EPE e consolida a instituição como referência do planejamento setorial.

Clicando no link abaixo você terá acesso aos principais documentos do PNE 2030, incluindo a íntegra do documento final (versão EPE) e a apresentação resumida feita durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética – CNPE em junho de 2007, quando o estudo foi oficialmente aprovado.

Errata: O documento PNE 2030 - Geração Termelétrica (Biomassa) de 2008 na página 110 (figura 6) está com a fonte da imagem incorreta. A fonte correta é: Equipalcool Sistemas. Em breve uma nova versão do documento com a devida correção será disponibilizado no site da EPE.

Copyright © 2009 Empresa de Pesquisa Energética - EPE

Produtos